Dicas Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional

Para compreender como funciona a profissão de Coaching, preparemos algumas...

Publicado segunda, 07 de março de 2022
[Capa Dicas Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional]

Muito utilizado no meio esportivo, a palavra Coach, treinador ou Coaching, treinamento, se tornou muito usada em todo mundo, principalmente como método de liderança e técnica de desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas comuns. 

Segundo ICF- Internacional Coaching Federation, no Brasil existem mais de 71 mil coaches, com 70% se declarando mulher e um aumento de 46% de novos profissionais em 2020 do que em até 4 anos anteriores. Dados de 20219, mostram que houve um faturamento naquele ano de mais de 2 bilhões e 800 milhões de dólares no país.

Atualmente, muitos executivos têm utilizado dos serviços dos Coaches para desenvolver suas limitações e trabalhar a carreira de seu time profissional. O Coach pode, inclusive, auxiliar pessoas fora do âmbito empresarial, ajudando a compreender suas dificuldades e explorando suas habilidades e talentos em prol de uma vida mais produtiva em todos os sentidos.

Para compreender como funciona a profissão de Coaching, preparemos algumas dicas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional ser alcançado e como começar nesta carreira estimulante. 

Afinal, o que é Coaching e o que faz? Qual sua importância no mercado?

Coaching é um profissional que trabalha em prol da orientação de pessoas, sejam a nível pessoal, quando a pessoa quer ser mais influente socialmente por exemplo, e principalmente profissionalmente, quando esta busca explorar seus potenciais e ser mais completo e competente em sua atividade. 

O Coaching é um mentor, uma pessoa que mostra ao cliente um norte quando este não consegue enxergar suas próprias capacidades e oportunidades. É alguém que possui um olhar novo e de fora, para dar ao liderado um senso de motivação e certeza de suas habilidades e usá-las ao seu favor. 

No mercado profissional especificamente, muitas empresas têm percebido a importância de ter um orientador com formação Coaching. Hoje, ao menos 15 mil empresas só no Brasil, garantem obter orientação completa dos negócios com Coaching, e esse número já é mais de 46% do que anos anteriores e só tende a crescer. 

Para obter a orientação certa, é preciso entender como funciona e as dicas do setor para não cair, por exemplo, em golpes e nem pagar por uma metodologia ou algo fora da realidade. Veja estas dicas seguir.

Dicas Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional

  • É preciso ter metas e objetivos bem definidos para conquistar o sucesso

Eis a primeira coisa que você deve focar antes de contratar um Coaching ou começar a ser um: é preciso ter metas e objetivos. 

Mas qual a diferença dessas duas máximas? Metas são marcos que almejamos a curto prazo, como por exemplo, perder 10 kg pode ser considerado uma meta, pois é um marco possível a curto prazo, e alcançado em apenas algumas semanas ou meses. 

Já os objetivos são marcos com duração mais longa, de médio a longo prazo, como a compra de um imóvel ou a formação de uma poupança para os filhos usarem na faculdade. 

O Coaching sempre irá definir uma linha do tempo e as metas e objetivos que você visa conquistar no seu crescimento pessoal e profissional em até X tempo. Algumas coisas como fazer uma nova faculdade ou uma pós-graduação, podem ser objetivos, já que demandam mais tempo para sua conclusão. Como metas, cursos online ou profissionalizantes, ajudam a compor o currículo. 

  • Sonhe, mas só o que for possível

Por mais que usemos muitas frases de efeito como "todo sonho é possível", e de fato é, precisamos ter pé no chão e não achar que tudo será milagroso e cairá do céu sem esforço. 

Para sonhar podemos fechar os olhos, mas é com eles abertos que devemos colocar os sonhos em prática. Com as metas e objetivos claros, desenhe como pretende atingir o sonho proposto e comece a lutar por isso. Lembre-se da famosa frase atribuída a Albert Einstein "O único lugar que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."

  • Fique de olho na saúde

Um bom Coaching vai focar no fator saúde, já que sem ela, não é possível conquistar uma vida tranquila e plena. 

Tenha o hábito de fazer anualmente um checkup de saúde, que reúne exames básicos de sangue e imagem, que podem revelar doenças ou desiquilíbrios tratáveis e te ajudar a se adiantar e viver com mais qualidade de vida e por mais tempo. 

E essa dica vale, inclusive, para a saúde do seu negócio: dê uma olhada no fluxo de caixa, se puder, faça uma auditoria, mas analise se tudo está ok para evitar problemas a longo prazo. 

  • Seja uma pessoa equilibrada

Manter o equilíbrio é não se desgastar demais de um lado, enquanto o outro está no topo. Ou seja, não basta uma vida pessoal organizada e plena e uma profissional totalmente sem foco e desmotivada. O contrário também está errado.

É preciso aprender a se conectar e se relacionar melhor com as pessoas, investir numa boa comunicação, ter mais paciência diante das dificuldades apresentadas na vida e os cuidados com a saúde e com o próprio dinheiro, são alguns pontos que nos ajudam a focar no equilíbrio de nossa vida. 

  • Cuidado com os Coaching sem formação e muita "lábia"

O Brasil possui mais de 71 mil Coaches certificados no mercado atualmente, e estes profissionais possuem conhecimento, treinamento e condições de orientar você ao sucesso com todos cuidados e dentro das possibilidades do mercado, logico, seguindo todos os seus esforços para isso.

Ao contrário, porém, os ditos Coaches que não possuem formação, podem usar o nome de coach para enganar e roubar seus liderados. É importante conhecer o currículo do profissional, analisando seus conhecimentos iniciais como curso Coaching online entre outras formações e certificados para ter a certeza que está sendo orientado por alguém capacitado e respeitado no mercado. 

  • Curso de Coaching online grátis na EW Cursos

Depois de conhecer mais sobre a profissão, sua importância no mercado e as dicas que envolvem a profissão, se você pretende seguir a carreira ou entender melhor como ela é na prática, estude o Curso Coaching online grátis EW Cursos. 

O curso possui aulas como motivação, como fazer uma comunicação eficaz liderança e estilos de liderar entre outras, que vão te colocar nesse setor. Aprenda os conceitos mais importantes da área e ao final do curso, tenha opção de certificado válido e aceito em todo país. 

Para continuar aperfeiçoando sua carreira, estude mais de 300 cursos online gratuitos e perfeitos para seu crescimento no mercado de trabalho. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também