Como desenvolver sua inteligência emocional com essas 8 dicas

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida em qualquer pessoa que queira...

Publicado quarta, 16 de fevereiro de 2022
[Capa Como desenvolver sua inteligência emocional com essas 8 dicas]

A Inteligência Emocional é muito falada, mas você sabe exatamente o que ela significa? O conceito da Inteligência Emocional se iniciou a partir do psicólogo Daniel Goleman, que se baseou nas propostas estudadas por dois pesquisadores, John Mayer e Peter Salovey. Além deles, o conceito já era pesquisado, inclusive por Charles Darwin, que deixou claro em sua obra que o emocional é importante para adaptação das espécies. 

Mas foi com Goleman a partir da década de 90 que o termo ser tornou famoso e objeto de análise de inúmeros profissionais e empresas. Percebeu-se que o emocional é fundamental para que nossos relacionamentos interpessoais e a maneira como lidamos com as dificuldades, se aprofundem e nos tornem em pessoas mais fortes diante dos obstáculos da vida. 

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida em qualquer pessoa que queira lidar melhor com suas emoções e separamos 8 dicas para você aprender e entender como fortalecer seu emocional. 

  • Comece a observar quais são os gatilhos para suas emoções mais desagradáveis

Para todas nossas emoções, boas e ruins, sempre haverá situações que irão motivar uma ação, seja para as boas como para as emoções ruins. Portanto, comece a observar o que é que liga o botão de suas emoções mais profundas e desagradáveis, como raiva e inveja. 

É a presença de uma pessoa em particular que você não gosta, é uma piada preconceituosa ou algo que você disse várias vezes e ainda estão fazendo errado podem ser os gatilhos, e você precisa aprender identificá-los e buscar as formas mais criativas e inteligentes de se afastar desses pontos que podem atrapalhar sua vida. 

  • Aprenda a dominar suas emoções

A melhor forma de dominar os gatilhos do tópico anterior, é dominando as emoções. Não é fácil segurar o choro quando são injustos conosco, assim como não é nada agradável sentir um ódio muito grande de uma situação que hoje, você vê que podia ter feito diferente. 

Dominar emoções não é segurar o choro, mas respirar fundo, contar até 10 e tentar analisar o porquê daquela injustiça e lutar para provar que você está certo. Se uma lembrança te deixa para baixo, comece a vê-la diferente, com um olhar mais maduro e lutando para hoje, não cometer mais os mesmos erros. Assim, será mais fácil superar essa situação dolorosa. 

  • Mude você e nunca alimente expectativas

Sabe quando se espera a mudança de alguém que sempre diz que vai mudar? Pois é, uma hora alguma coisa terá que acontecer e será uma dessas: ou a pessoa vai piorar ou você vai mudar, então prefira essa última alternativa.

Mude, não alimente expectativas por pessoas, sejam elas colegas de trabalho, um relacionamento amoroso ou um amigo. Ficar esperando que alguém se torne o que você sempre quis, é algo impossível. Faça o melhor por você e veja o seu redor mudar.

  • Sempre tenha uma válvula de escape

Os carros possuem uma peça chamada de válvula de escape e ela tem a função de liberar a pressão dos fluidos que estão em movimento no motor do automóvel, garantindo que essa pressão não aquece e nem coloque o condutor em risco. 

Na vida, é a mesma coisa: precisamos ter uma válvula de escape se quisermos liberar as pressões de nosso cotidiano. Essa válvula pode ser uma saída com os amigos, jogar bola nos finais de semana e até mesmo passar o dia no salão de beleza se cuidando. O importante é ter coisas que te dão prazer e te relaxem para você distrair e não ficar o tempo todo imerso no estresse. Sua saúde sempre vai agradecer. 

  • Não deixe seus valores morrerem

Todos temos valores importantes e que fazem parte de nossa história e é importante que eles estejam ativos em sua mente e não deixe eles morrerem por conta das circunstâncias. 

Seus valores são o que não deixa você desistir. Eles são a base de sua existência e ainda que muitas pessoas digam o contrário, tenha em mente e no coração, sempre fortalecido a importância desses pontos em sua vida. 

  • Quando a dor apertar, procure alguém para desabafar

Tem hora que a dor dentro da gente é tão grande diante das emoções difíceis e situações conflitantes que queremos expressar o que não está legal. Busque um amigo ou alguém de confiança e se abra com essa pessoa, pois isso ajuda a aliviar as pressões. 

Outra maneira de desabafar com um terapeuta, que além de te ouvir, é um profissional especializado que ouvirá suas dores e dificuldades e saberá como te ajudar com as orientações certas.  

  • Não precisa ser feliz o tempo todo, e está tudo bem.

Estamos vivendo dias que a busca pela felicidade é algo tão grande que muitas vezes ficamos tão focados nisso, que deixando mesmo de ser felizes! Não busque uma felicidade artificial, que seja visível, mas não real e verdadeira. Seja feliz do seu jeito, com seus defeitos, com coisas dando errado e dias difíceis, o importante é que você consiga dar a volta por cima dessas situações e ache sempre motivos para sorrir. 

E quando não der vontade de sorrir? Aprenda a viver os momentos tristes, porque essas emoções também fazem parte da vida, e não é nenhum problema chorar e expor suas fraquezas. O importante é sempre ser como a fênix que se regenera e volta ainda mais forte.  

  • Curso Inteligência Emocional online grátis EW Cursos

A Inteligência Emocional apurada e bem resolvida, traz muitos benefícios para quem faz uso e a valoriza. Ser inteligente emocionalmente, é saber como agir e lidar com as próprias emoções em relação a vida e outras pessoas, e isso impacta e reflete diretamente na vida.

Para ajudar no desenvolvimento desse conceito em sua vida, o Curso Inteligência Emocional online grátis EW Cursos foi criado e oferece aulas e conteúdo que abrangem várias áreas da vida social e profissional, na busca de apresentar um viver emocionalmente sólido e saudável. 

Com o curso Inteligência Emocional online grátis EW Cursos, aprenda os conceitos básicos, as inteligências múltiplas, os tipos de inteligência, estratégias de comunicação assertiva entre outras. 

A EW Cursos oferece mais de 300 cursos online para você continuar seus estudos, se aperfeiçoando para o mercado de trabalho. Matricule-se e não deixe seu futuro para depois e invista em sua carreira com os cursos online EW Cursos. 

Leia também