Interpretação de Texto: Dicas para compreender qualquer texto

Nunca houve um tempo como hoje, com tamanha necessidade de saber interpretar...

Publicado terça, 03 de março de 2020
[Capa Interpretação de Texto: Dicas para compreender qualquer texto]

Nunca houve um tempo como hoje, com tamanha necessidade de saber interpretar textos. Nas redes sociais, por mais que alguém explique algo, é fácil encontrar quem não entendeu o raciocínio e conflitos como discussões comecem, até mesmo por pessoas que nem se conhecem.

A Interpretação textual é algo que aprendemos ainda no ensino fundamental e aperfeiçoamos ao longo dos anos, porém nem sempre damos atenção e acabamos muitas vezes cometendo erros graves ao compreender algo de forma errada. Neste artigo, dicas para compreender qualquer texto de forma correta e evitar problemas de entendimento.

Em primeiro lugar, seja um leitor assíduo

 Não tem como aprender a interpretação de textos sem ser um leitor voraz. Estudos comprovam que pessoas que leem mais também são mais observadoras, escrevem melhor e consequentemente interpretam qualquer coisa de forma mais assertiva.

Além disso, o hábito da leitura aumenta o vocabulário consideravelmente e exige de forma natural do leitor que ele continue buscando novos livros e com conteúdo mais complexo, enriquecendo não só o conhecimento, mas sua compreensão.

Ouça músicas e tente entender seu conteúdo

 A maioria das músicas utiliza figuras de linguagem para expressar sentimentos e emoções. Comece a ouvir as músicas que mais gosta levando em consideração a letra, e não somente o som em si.

Observe se a letra passa uma mensagem e tente decifrá-la conforme seu tempo, o cantor ou compositor e qual seu objetivo.

Por exemplo, a música Cálice de Chico Buarque, parece ser uma letra que fala da angústia de Cristo antes de ser preso e morto na cruz, mas ao utilizar figuras de linguagem, Chico introduz na música a mensagem contra a ditadura militar.

A palavra Cálice se confunde com a palavra cale-se, que nesse caso era uma forma de expressar a contrariedade em relação censura artística entre as décadas de 60 e 80. A música foi gravada, mas inclusive, passou por uma série de censuras até ser comercializada.

Piadas também são ótimas fontes de interpretação

 Piadas é um modo perfeito de exercitar a interpretação de texto. Desde charadas até histórias engraçadas, as piadas geralmente possuem duplo sentido, ou seja, são dúbias e isso dá o tom da graça da história.

Quem, o que, onde, como, por que, quando

Uma boa interpretação de texto também requer que sigamos 6 regras que são fundamentais para qualquer texto e muito utilizado em material jornalístico:

- Quem;

- O que;

- Onde;

- Como;

- Quando;

- Por que.

Em qualquer história, saber de quem está se falando, o que é o assunto, onde isso aconteceu, como ocorreu, quando foi o fato e o por que dessa situação, abrem o leque da compreensão do texto e de qualquer história seja contada ou lida.

Recorra sempre a um dicionário

Interpretação de Texto: Dicas para compreender qualquer texto

O dicionário é amigo inseparável de um bom leitor, por isso se você está começando no mundo da leitura e buscando o hábito, sempre tenha um bom dicionário ao lado para checar palavras e seus sinônimos.

Em livros do começo do século passado, por exemplo, é fácil se perder ou ficar com dúvida em relação algumas palavras e frases daquela época. Por isso um dicionário pode ajudar e muito, a entender os textos e saborear livros clássicos com mais vontade.

EW Cursos- Interpretação de Texto

 O melhor em cursos online com certificado é a EW Cursos! Para você que busca interpretar melhor qualquer texto lido ou mesmo compreender assuntos complexos e conversas técnicas sobre qualquer assunto, faça curso de qualificação que será de grande valia para sua vida pessoal e profissional como um todo. O curso online de Interpretação de Texto da EW Cursos é a escolha certa e ainda com certificado reconhecido em todo Brasil.

Acesse já e conquiste o sucesso profissional com a EW Cursos!

Leia também