Ensino individualizado: como facilitar a aprendizagem usando esse método?

Se você deseja saber mais detalhes sobre como o ensino individualizado...

Publicado segunda, 22 de agosto de 2022
[Capa Ensino individualizado: como facilitar a aprendizagem usando esse método?]

O ensino individualizado é um meio eficaz no processo de ensino-aprendizagem do aluno. A partir dele, dá para o aluno aprender o conteúdo da sala de aula, com metodologias de ensino para cada um deles.

Sabendo que cada aluno aprende de forma distinta, esse método dá às crianças a chance de estudar em um modelo de ensino atual. Por isso, os pais, que têm a educação dos filhos como prioridade máxima, podem tirar proveito dessa metodologia.  

Então, se você deseja saber mais detalhes sobre como o ensino individualizado melhora a aprendizagem dos alunos, dando sucesso escolar do seu filho e tirando as suas dificuldades, continue lendo o artigo. Confira!

O que é ensino individualizado?

Em suma, o ensino individualizado é um método que enxerga o aluno de acordo com suas dificuldades, talentos e ritmo de aprendizado. Após a análise desses pontos, é feito um perfil com as características do aluno e pensado um plano de estudos para ele.  

Por isso, esse ensino é uma aliado na hora de garantir que os alunos consigam absorver todo o conteúdo escolar, já que essa metodologia promete atender as carências de cada criança, de acordo com seu perfil escolar.

Assim, professores nessa prática pensam um plano de ensino individualizado segundo o perfil do aluno, por meio de plataformas de ensino, que dão esse recurso no processo de ensino-aprendizagem. 

O apoio escolar é feito pela plataforma de ensino, que também pode pôr outros recursos para facilitar a aprendizagem, como videoaulas, jogos didáticos e resolução de questões na prática, para ajudar na absorção e fixação do conteúdo.

As vantagens do ensino individualizado

O ensino individualizado dá ao aluno a chance de aprender o conteúdo escolar dentro dos seus limites e ritmo. Em suma, essa metodologia de ensino garante que haja equilíbrio entre o que tem que ser estudado, com as limites do aluno.

Em crianças que têm alguma deficiência física ou distúrbio de aprendizagem, é grande o valor do ensino individualizado. Isso porque os professores criam um plano de ensino para que eles recebam uma educação de qualidade.

Em suma, o ensino individualizado gera inclusão, sucesso escolar do aluno a partir de métodos inovadores de ensino, além de alunos com espírito de autonomia, proatividade e responsabilidade.

4 motivos para adotar a metodologia de ensino individualizado

Os benefícios do ensino individualizado já foram ditos ao longo deste artigo, mas para que fique claro o valor dessa metodologia do ensino, listamos os 4 principais motivos que te farão adotá-la:

  1. Melhora no processo de aprendizagem;
  2. Aumento do desempenho escolar;
  3. Aumento da organização escolar;
  4. Criação de alunos mais disciplinados.

Melhora no processo de aprendizagem

Quando é criado um plano de ensino individualizado, baseado no perfil de cada aluno, há uma melhora no processo de aprendizagem por parte do aluno, que consegue sanar as suas principais dúvidas nos estudos. 

Portanto, com a melhora na absorção e fixação do conteúdo, o resultado é a melhora no processo de aprendizagem e sucesso escolar do aluno.

Aumento do desempenho escolar

Após o aluno estudar, de acordo com a metodologia de ensino individualizado feita por seu professor, ele consegue estudar, absorver e fixar o conteúdo da sala de aula. Assim, então, ocorre o aumento no seu desempenho escolar.

Aumento da organização escolar

Como esse método requer que haja um elo entre o que é visto na escola e o que é de fato aprendido nas plataformas, o aluno tem que organizar as suas tarefas, sendo o sujeito principal da sua evolução, e portanto, é obrigado a organizar o seu ritmo escolar dentro dos objetivos a serem buscados. 

Criação de alunos mais disciplinados

No processo do ensino individualizado, o aluno é ensinado a ser o ator principal da sua vida escolar, se pondo como responsável por sua própria aprendizagem.

Isso faz com que os alunos vejam que é vital ter disciplina e gestão de tempo para chegar a cada objetivo da sua evolução escolar. 

Aula particular e o ensino individualizado

A aula particular, ou homeschooling, como ficou conhecida nos EUA e Inglaterra, chegou com força total no Brasil, mas ainda não possui uma forma de regulamentação oficial em nosso país, o que pode ser um problema. 

O fato é que os profissionais que dão aula particular atuam de forma secundária, ou seja, de modo informal, em cursinhos de reforço escolar, aula de idiomas e preparatórios diversos. 

Essa não regulamentação pode impactar na aprendizagem do aluno, já que os professores não passam por capacitações de ensino individualizado e podem não dominar a metodologia.

Reforço escolar e o ensino individualizado

O reforço escolar é uma prática que pode adotar a metodologia de ensino individualizado como forma de elevar a aprendizagem do aluno.

Com isso, o professor deve usar um plano de ensino para cada aluno e então conseguir atingir as carências dos alunos em certas matérias e tarefas. 

Metodologias que podem ser usadas no ensino individualizado

Para te ajudar a escolher qual a melhor metodologia de ensino individualizado, listamos alguns tipos de métodos que podem ser usados para potencializar o aprendizado do aluno. Confira agora: 

Construtivista

O construtivismo foi criado pelo psicólogo suíço Jean Piaget e defende que o aluno aprenda interagindo com o local em que ele vive.

Assim, os alunos não aprendem uma metodologia engessada, mas são motivados a interagir uns com os outros e criarem as suas próprias experiências.

A principal vantagem dessa metodologia de ensino individualizado é a evolução do senso crítico pelos alunos. Isso porque o construtivismo motiva a participação ativa dos alunos, por meio da exposição de suas respectivas opiniões sobre cada tema. 

Vale frisar que essa metodologia é usada no mundo todo, sendo umas das principais formas de ensino escolhidas por inúmeras instituições de ensino, reconhecidas no exterior.

Waldorf

Outro método que pode ser usado no plano de ensino individualizado é o Waldorf, criado pelo Rudolf Steiner, filósofo austríaco. Essa metodologia defende que o estudo deve levar em conta os aspectos físico, espiritual e mental do aluno.

Com vistas a elevar a evolução cognitiva do aluno, esse método explora formas diversas de aprendizagem, com uso de técnicas artísticas, como o teatro, para facilitar o ensino. 

Vale frisar que o método Waldorf divide o ensino em ciclos, de acordo com a idade do aluno, que vai sendo evoluído segundo o passar dos anos e usa brinquedos, jogos e a imaginação como meio para sua construção.

Montessori

No método Montessori, os alunos trabalham tanto de forma individual quanto em grupo, de modo a explorarem suas habilidades em nível máximo e desenvolverem habilidades e saberes sobre o mundo.

A criadora do método, a Dra. Maria Montessori, viu que conduzir as crianças de forma a motivar a independência entre elas fez com que seus alunos tivessem melhorias em relação ao aprendizado.

Além disso, nesse método, as crianças escolhem o que querem aprender no decorrer do dia. Por isso, os professores têm que se ligar ao adicionar estações de tarefas para as crianças escolherem ao longo do dia e inseri-las dentro do plano de ensino.

Leia também